quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Currículo Pedagógico

CURRÍCULO PEDAGÓGICO

O currículo constitui o núcleo do processo pedagógico, tornando viável o processo de ensino e aprendizagem. Este tem forte influência na qualidade do ensino, sua projeção define o que ensinar, para que ensinar, como ensinar e as formas de avaliação, em estreita colaboração com a didática.

O currículo é a expressão da cultura da escola com o seu desenvolvimento e recriação. Ao mesmo tempo que é um conjunto de práticas e princípios  que recria e reflete, projetando a cultura organizacional que se deseja visando a transformação da realidade, Llavador (1994, p. 370) ressalta, "a palavra currículo engana-nos porque nos faz pensar numa só coisa, quando se trata de muitas simultaneamente e todas inter-relacionadas", seu parâmetro e que aluno e professor sejam entendidos como sujeitos que se relacionam na dinâmica histórica da sociedade. Bacherlard expõe muito claramente esta ideia afirmando, "fechado no ser, sempre há de ser necessário sair dele. Apenas saindo do do ser, sempre há de ser preciso voltar a ele. Assim, no ser, tudo é circuito, tudo é rodeio, retorno, discursos, tudo é rosário de permanências, tudo é refrão de estrofes sem fim" (BARCHERLARD, 1989, p.215)

TIPOS DE CURRÍCULO


  • Currículo REAL: É o currículo idealizado pela prática do professor, ou seja é experimentado é a reação dos alunos ante ao que está sendo aprendido, compreendido e retido pelos mesmos. A característica marcante desse currículo é a contextualização dos conteúdos.
É o currículo que de fato acontece na sala de aula em decorrência 
de um projeto pedagógico e um plano de ensino. É a execução de um
 plano é a execução de um plano é a efetivação do que foi  planejado, 
mesmo que  neste caminho de planejar e do executar aconteça 
mudanças, intervenção da própria experiência dos professores, 
decorrente de seus valores, crenças e significados. (Libaneo, p. 172)

  • Currículo OCULTO: É a representação de tudo o que os alunos aprendem pela convivência em meio a convivência e a espontaneidade e o meio a várias praticas, atitudes, comportamentos, gestos, percepção que vigoram no meio social e escolar, o termo oculto significa que els não está prescrito, não aparece no planejamento, embora se constitua como importante fator na aprendizagem.
O currículo oculto e representado pelas influências que afetam a 
aprendizagem dos alunos e o trabalho do professor provenientes 
da experiência cultural, dos valores e significados trazidos pelas
pessoas de seu meio social e vivenciado na própria escola e na
sala de aula. (Libaneo,  p. 172)

  • Currículo PRESCRITO: É conhecido como currículo formal ou oficial. É estruturado por diretrizes normativas prescritas institucionalmente, por exemplo, os Parâmetros Curriculares Nacionais. Este tipo de currículo prevê os perspectivos conteúdos a serem trabalhados nas mais diversas disciplinas. A intencionalidade deste currículo é oferecer ao Pais uma base nacional comum de educação, destacando uma abertura para a contextualização dos conteúdos, como aponta a LDB 9.394/96.
Art. 26. Os currículos do ensino fundamental e médio devem ter uma
base nacional comum, a ser complementada, em cada sistema de 
ensino e estabelecimento escolar, por uma parte diversificada, exigida
pelas características regionais e locais da sociedade, da cultura, da 
economia e  da clientela.


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